Se querem um jantar acompanhado de um show bem divertido e onde todos podem dar um pezinho de dança, não precisam de procurar mais.
Vivam ou não em Lisboa, é mais que provável que já tenham ouvido falar no Envy, o restaurante do Lust in Rio, que proporciona uma vista deslumbrante para o rio Tejo. Com uma área lounge acolhedora e sofisticada, repleta de plantas exóticas e uma iluminação deslumbrante, é o local ideal para socializar e descontrair, enquanto se saboreia os melhores cocktails e vinhos ao som de boa música e se aprecia o melhor sunset da cidade – tem uma vista privilegiada para o Rio Tejo, mas para se apreciar bem é preciso que não chova.
E sendo no local que é, o Envy é o restaurante que procuram caso queiram uma refeição regada de entretenimento, isto é, com vários espetáculos de música e dança ao longo da noite. É, portanto, mais do que uma experiência gastronómica – há emoções, há música, há arte, tudo para proporcionar uma experiência única ao cliente.
Por estes dias, o Envy tem várias novidades. Uma delas é um espaço totalmente remodelado, que se destaca por um mobiliário premium e uma decoração em tons terracota e nude. A outra é a nova carta do verão, com imensas novidades. Há mesmo muitos novos pratos para provar… e foi precisamente isso que a equipa do Echo Boomer foi fazer.
A nova carta é uma ode à sazonalidade, com saladas e sobremesas que utilizam exclusivamente frutas da época, dentro de um menu dinâmico para garantir que os ingredientes frescos sejam sempre o destaque. Uma ação que reflete o compromisso do Envy com a sustentabilidade e a filosofia de zero desperdício.
Sentados na melhor mesa do Envy, mesmo ao pé do bar e do palco do espaço, tivemos um jantar que foi, para todos os efeitos, um espetáculo. Com muito boa disposição, comida de excelência e um staff super profissional e atento a todas as nossas necessidades.
Por exemplo, o Envy foi, se a memória não nos falha, o ÚNICO de todos os restaurantes que já experimentámos – e já foram centenas – que teve particular atenção ao facto de um dos elementos da nossa equipa ser intolerante à lactose. Por outras palavras, os responsáveis foram amáveis o suficiente para nos fazer chegar à mesa versões dos seus pratos sem o ingrediente do leite ou derivados – quando tal era possível. Os nossos parabéns à cozinha, é realmente de louvar esta atenção ao pormenor.
Se, no ano passado, o Envy já tinha renovado a sua carta, este ano os responsáveis foram ainda mais além, pois há imensos pratos novos. Ah, e antes de começarmos, um apontamento interessante: o gerente do Envy, Flávio Sousa, faz questão de ir ter com todos os clientes munido de uma mala onde, dentro da mesma, se encontram os vários cortes da carne maturada do Envy: Entrecôte, T-Bone, Bife Cowboy – todos com 45/60 dias de maturação -, Bife Ribeye Boi Galego e Fraldinha australiana – as mais recentes adições neste capítulo do menu do Envy. Uma coisa é certa: ficámos logo a salivar…
Mas tudo começa, efetivamente, no Couvert, que se traduz em Bolo do Caco com manteiga de alho, pão de Mafra, manteiga de camarão e mousse de queijo com ervas aromáticas. Logo aqui, o gentil aviso de que, para intolerantes à lactose, o pão de Mafra poderia ser consumido sem problemas. Mas para o resto da equipa, este fantástico couvert – magnífico Bolo do Caco que, barrado com a mousse de queijo, desapareceu da mesa num instante – foi apenas o prelúdio de um magnífico jantar com imensa comida.
Logo depois, para ficarmos mais alegres, duas sangrias XL, isto é, de 2L cada: uma de maracujá e maça verde, a outra de melão e melancia com espumante – parece ser a preferida de toda a gente, até do próprio staff. E sim, mesmo quem não aprecie melão e melancia vai adorar!
E para dar seguimento à refeição, chegaram à mesa várias coisas. Para começar umas Gambas à Guilho, que complementam muito bem com o couvert. São fritas em azeite e manteiga e levam alho e tomilho, sendo refrescadas com vinho branco. Novamente, chegou também à mesa uma opção sem manteiga, devido à lactose, que estava igualmente deliciosa.
Logo depois os Ovos Rotos com Linguiça, que estavam incríveis. Para começar, não são os típicos ovos rotos compostos de batata palha – aqui são mesmo palitos de batatas fritas. Depois é um prato que leva também cebola e linguiça, sendo que é tudo envolvidos em ovos batidos e natas. E sim, já adivinharam: também chegou à mesa uma versão sem natas, logo adequada a intolerantes à lactose. Até ver, tudo perfeito!
Seguidamente veio então uma das novidades do menu de verão, o Tuna Tataki, ou seja, tiras finas de lombo de atum com molho vinagrete e manga picada. São cinco fatias de atum e vários cubinhos de manga, portanto damo-vos um conselho: não partilhem. É uma entrada tão boa que vão querer repetir caso devorem apenas uma ou duas fatias…
Também veio uma entrada que já existia no menu, o Queijo de Cabra gratinado com nozes e mel. O queijo é francês e surge envolvido em massa folhada, naquela que é uma opção clássica, mas imperdível.
Mas calma que ainda não acabou. Nas entradas ainda nos serviram outra novidade, neste caso o Steak Tartare, com uma base de tosta e que leva lombo de novilho picado com alcaparras, pickes, mostarda, cebola roxa, molho Worcestershire – também conhecido como molho inglês – e kewpie (maionese), sendo finalizado com gema de ovo curada. Foi a única opção que não foi possível executar numa versão sem lactose, devido à envolvência da maionese kewpie.
Este Steak Tartare surge quase em forma de petisco, dado o seu tamanho, mas, mesmo assim, a quantidade de carne é generosa. Uma deliciosa entrada, bem fresca, em que a qualidade da matéria-prima sobressai.
E foram estas maravilhas que nos serviram de entradas, sendo que, na carta, são também novidade o Gratinado de Couve coração (Couve coração grelhada com créme fraîche, lima, toranja, cebola e nuvem de parmesão regado com vinagrete de mel fermentado) e Pimentos Pádron grelhados servidos com flor de sal e molho Tagareshi e Wasabi.
Já nas saladas manteve-se a Salada de Burrata (misto de alface servido com burrata fresca de Nápoles, tomate cherry, cebola roxa e croutons), havendo agora mais três opções: Salada de Figo e Melão caramelizado (misto de alface servido com figo, melão caramelizado, tomate cherry, cebola oxa e presunto Parma, regado com mel fermentado e especiarias), Salada Caesar (Alface americana com molho caesar, croutons, lascas de parmesão e frango ou camarão) e Salada Tropical de Atum (misto de alface servido com atum, manga, agrião, aipo, maçã e croutons). Só esta última parece incrível para aqueles dias bem quentes.
Provámos também dois deliciosos risottos, já existentes da anterior carta, neste caso o Risotto Al Funghi (Risotto com funghi sec e cogumelos Shitaki) e o Risotto Gambas Surf & Turf (com gambas, leite de coco, crocante de presunto e caldo de camarão), ambos fabulosos, bem como o Polvo à Galega (Polvo cozinhado a baixa temperatura com batata gratina e grelos salteados), que não deixou, em nada, a desejar.
Mas as estrelas do jantar foram, efetivamente, as mais recentes adições ao capítulo da Carne maturada, neste caso o Ribeye de Boi Galego Castrado e a Fraldinha australiana grain feed, fatiadas à nossa frente. No caso do Ribeye, trata-se de uma carne muito parecida à Wagyu, bem saborosa e com muitos mais nervos. Com 35/45 dias de maturação em temperatura controlada, nota-se efetivamente que é uma carne com elevado nível de infiltração, o que dá mais gordura (boa) à carne, tornando-a efetivamente um manjar dos deus. São 400gr de carne, mas arriscamo-nos a dizer que, quem estiver com apetite, dá conta dessas gramas a brincar.
Depois há a Fraldinha australiana alimentada apenas a grão. Apesar de surgir no capítulo da Carne Maturada, é a única que não faz referência à quantidade de dias de maturação. Não obstante, é considerado um corte magro, logo para quem não é grande apreciador de muita gordura na carne – que por norma dá mais sabor à proteína em si – mas, neste caso, trata-se de uma carne suculenta e que se cozinha bem rápido.
E por falar em rapidez, é de assinalar os poucos minutos de espera da nossa mesa enquanto esperámos por todas as opções que já vos descrevemos. Isto é particularmente importante porque o Envy estava à pinha – desde despedidas de solteira, a grandes jantares de grupo, passando por eventos empresariais, é efetivamente impressionante a rapidez com que jantámos. Só mostra que há uma grande gestão na cozinha para que nada falhe.
Antes de irmos às sobremesas, salientar que têm ainda a secção das carnes não maturadas, com opções como Bife à Portuguesa (Bife do lombo frito em azeite e alho com molho à portuguesa, presunto, pickles e batatas fritas às rodelas), Bochecas com Polenta (Bochechas de porco estufadas a baixa temperatura com vinho do Porto e polenta) e Picanha à Brasileira (Picanha da América do Sul acompanhada com feijão preto, arroz, farofa de panko e mandioca frita); Filetes de Robalo com puré de alho e legumes (Filetes de robalo fritos e marinados com puré de alho, cenoura baby, bimmis e courgete) como novidade no capítulo dos Peixes; quatro opções na parte das Massas, onde se destaca a novidade Nero de Lagosta (Esparguete Nero e bisque de crustáceos com lombo de lagosta a baixa temperatura; e ainda um prato vegetariano, o Pad Thai (Macarrão salteado com cenoura, feijão verde, cogumelos, alho francês, molho shoyo, molho de ostra, mel, tagarashi, pasta de tamarindo e algas).
Agora sim, vamos para as sobremesas. E preparem-se, pois no total das sete opções doces, cinco são novidade: Snickers (Paçoca e creme de caramelo com cornflakes), Tiramissú (Bolacha champanhe com creme de mascarpone e café), Lingote Cítrico (Creme de laranja com geleia de toranja rosa e gelado cítrico), Ginja (Mousse de ginja, ganache e gelado de chocolate) e Tentação Vegan (Brownie de chocolate com amendoim e sorbet de framboesa). As outras duas são a La Feliz (Alfajor argentino, duo de bolachas de chocolate e com recheio de doce de leite e gelado de baunilha) e In Rio (Espuma de maracujá, calda de manga e gelado de maçã verde).
Os nossos preferidos? Sem dúvida o Snickers e a Tentação Vegan, não fossemos nós fãs de amendoim… Em todo o caso, garantimos que ficarão plenamente satisfeitos com qualquer outra das opções da carta. Aliás, o difícil até vai ser escolher, levando a que, muito provavelmente, tenham de voltar em breve ao Envy.
No final de tudo, fiquem também a saber que, caso jantem no restaurante, podem aceder diretamente à discoteca, onde a festa continua, sem que tenham de enfrentar quaisquer filas lá fora. Até porque o jantar é apenas uma pequena parte da experiência…
No final de tudo, a certeza de que iremos certamente regressar, não tivesse este sido um dos melhores jantares que fomos nos últimos tempos. Comida deliciosa, serviço impecável e rápido, e a companhia das pessoas que mais gostamos. Que se pode pedir mais?
Recomenda-se reserva no Envy, até porque a procura é muita. Pode reservar ligando para o 911522027, enviando um email ou guardar a vossa diretamente a partir do site oficial.
Artigo: https://echoboomer.pt/restaurante-envy-para-um-jantar-nada-aborrecido/